segunda-feira, 27 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI – CASTELO/ES

CORPUS CHRISTI – CASTELO/ES

Os tapetes da festa de Corpus Christi da cidade de Castelo – Espírito Santo tiveram origem no início da década de 60, por iniciativa da irmã de caridade Zuleide Vicenza (conhecida como Vicência) que, com a ajuda de fieis da Igreja Católica, confeccionou um tapete com desenhos geométricos próximo a um pequeno altar em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, que fica na Santa Casa de Misericórdia.

Em 1964, com o apoio de Frei José Oséas, então pároco local, um grupo de fieis confeccionou vários tapetes pelas ruas do centro da cidade. A aceitação foi unânime e, no ano seguinte, mais ruas receberam tapetes que eram percorridas, em procissão, no encerramento dos festejos, dando origem ao evento que está entre os mais bonitos do Espírito Santo.

Com o passar dos anos, mais e mais ruas foram sendo acrescentadas e hoje, são muitos os milhares de metros enfeitados nessa atividade que reúne artistas, população local, crianças e visitantes.

Na confecção dos tapetes são utilizados diferentes tipos de material, principalmente reciclados, como copos de plástico, caixas de fósforo, borra de café, pó de serragem, casca de café, tampas de refrigerantes, areia, pedras, etc.

A festa de Corpus Christi de Castelo ganhou notoriedade nacional e hoje o município recebe, em média, 80 mil visitantes de toda parte do Brasil e exterior.

As fotos foram feitas durante a noite/madrugada do dia 22/06 e na manhã do dia 23/06/2011.

No próximo post um pouquinho da história de Castelo e mais fotos (se pudesse postava todas, pois é um evento fantástico).











2 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

Belíssimo, belíssimo!
Kátia, beijos pra você!!!

Vanuza Pantaleão disse...

Um trabalho coletivo, todos participando. Difícil dizer qual desses quadros é mais bonito.
Grande fotógrafa você, amiga!
Bom final de semana!
Saúde e Paz...