terça-feira, 26 de julho de 2011

Enfim, MANAUS!



Eu tardo e também falho!
Prometi postar sobre a viagem a Manaus e fui enrolando, enrolando, e agora, que já estou de partida novamente, estou me sentindo culpada.
Então... vamos ao que interessa!
Manaus é uma cidade que, num bom capixabês – língua falada pelos oriundos do Espírito Santo (rs) – é “esparramada”! Tirando o centro da cidade, tudo é muito amplo, muito verde.
Gente gentil, bem humorada, alegre.
Para vocês terem uma ideia, fomos informados que o Palácio Rio Negro não funcionava aos domingos (erroneamente), daí deixamos para ir na segunda, nosso último dia. Chegando lá estava fechado. Fiquei muito triste. Tinha uma senhora saindo e perguntei se estava realmente fechado, ela me respondeu que sim; disse da minha tristeza de não conhecer e que provavelmente não teria nova oportunidade. A senhora, que pelo visto trabalha lá, chamou um funcionário e pediu que nos mostrasse o Palácio. Fiquei encantada! Acredito que são poucos os lugares em que fazem isso.
Eu achava que a Zona Franca de Manaus fosse um lugar delimitado, onde tivessem lojas que venderiam produtos (principalmente eletrônicos) a preços menores. Ilusão! Isso não existe. Nem vale a pena comprar porque é mais caro do que aqui.
Eu sempre classifico os lugares que conheço em três categorias:

- Lugares que volto quantas vezes puder: Paris, São Paulo, Assis, Firenze, Toledo, Lisboa e arredores...

- Lugares que não volto nem se me pagarem: Roma, Roma, Roma

- Lugares que precisamos conhecer mas não precisamos voltar: Veneza, Brasília, São Luis, Madri, Manaus.

Acho que todos que puderem devem conhecer Manaus e tudo que a cidade e entorno proporcionam.

Nós compramos os passeios e tours numa agência de viagem, antes de irmos. Besteira! Podem deixar para comprar lá que sai mais barato e ainda tem a vantagem de adaptar o passeio ao clima do dia.

Calor – é quente! Muito quente! E as pessoas ainda diziam que a temperatura estava amena porque era inverno (março).

Outra coisa interessante é a quantidade de camelôs. Nunca vi tanto! Nem na 25 de Março (SP). Só que eles são organizados, é tudo setorizado por produto! rs

Manaus não é só o que listei abaixo. Tem muita mais... é só sair passeando... a pé!

PONTOS TURÍSTICOS

- Teatro Amazonas

Construído na época do Ciclo da Borracha, em plena Floresta amazônica. Imperdível! Um dos teatros mais lindos que já visitei. À noite, à sua volta, tem umas ruas só para pedestres, com barzinhos, lojas, quiosques, etc.

Não deixe de experimentar o Tacacá da Gisela, o melhor de Manaus, que fica ao lado do Teatro.

-Praia da Ponta Negra

É o local onde há maior presença de jovens, lá é possível encontrar apresentações de dança e música. No calçadão é possível praticar diversos esportes.

- Porto de Manaus

Foi inaugurado em 1902, é uma das obras mais interessantes, pois oscila com a subida e descida das águas do Rio Negro.

- Prédio da Alfândega

Inaugurado em 1906 e utilizando matéria-prima da Inglaterra, foi um dos primeiros prédios a ser construído no Brasil com blocos em pedra.

- Bosque da Ciência ou Parque do INPA

Localizado na sede INPA, possui uma grande área rica em vegetação e animais da Amazônia.

- Centro de Artes Chaminé

No passado foi uma importante estação de tratamento de esgotos, responsável por toda a cidade. Hoje, representa um importante espaço para apresentações e exposições de arte.

- Palácio Rio Negro

Por muitos anos, foi sede do Governo Estadual. Atualmente é palco de exposições, shows musicais e teatro. Mas ainda acontecem reuniões oficiais do Governo.

- Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Área destinada ao conhecimento, exposições, artes, peças teatrais, reuniões, festivais.

- Igreja de São Sebastião

Construída em 1888, faz parte da Praça São Sebastião e do Teatro Amazonas.

- Igreja Matriz Nossa Sra da Conceição

Foi a primeira igreja construída na cidade de Manaus, no ano de 1695, é a primeira igreja construída em Manaus. Em 1850 sofreu um incêndio e em 1878 teve finalmente sua conclusão. Possui 6 sinos de origem portuguesa.

- Mercado Municipal Adolfo Lisboa

Uma réplica do mercado em Paris "Les Halles". Principal porta de entrada na cidade da produção pesqueira e rural do estado. (em reforma)

- Centro Cultural Palacete Provincial

No local é possível encontrar o Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, Museu de Arqueologia e Museu Tiradentes.

PASSEIOS

- ENCONTRO DAS ÁGUAS

Fenômeno natural provocado pelo encontro das águas dos rios Solimões e Negro. É aquilo que estudamos e vimos nos livros de geografia. Muito bonito. Além disso, no mesmo passeio, conhecemos parte da floresta Amazônica, Vitória-régia, e se derem sorte, como nós, poderão até ver alguns animais.

- CACHOEIRAS DE FIGUEIREDO

Presidente Figueiredo é um destino certo pra quem quer fazer um passeio turístico na região de Manaus. A cidade fica a cerca de 110km da capital amazonense. Conhecida como "A Terra das Cachoeiras". Opção de banhos, Rafting, etc. Mais importantes são a do Santuário, de Iracema e da Suframa, além do Parque Urubuí, no centro da cidade.

- HOTEL ARIAÚ

Está localizado a 60 quilômetros de Manaus, ao longo da margem direita do Rio Negro, no Parque Estadual do Rio Negro e no começo do Arquipélago das Anavilhanas. Suas instalações ficam suspensas, o que permite a observação de flora e fauna da região. O hotel oferece o exclusivo programa de terapia com botos (golfinhos de água doce), a chamada "Bototerapia". Você pode ir só visitar.

4 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

Amiga, volto aqui semana que vem para apreciar melhor essas belezas estonteantes de Manaus.

Desejo-te, desde já, uma ótima quinta-feira e, por fim, um final de semana bem bonito e gostoso.

Fica com Deus, Kátia!

Mauricio disse...

Oi Amiga,
O delisgado aqui, que nem sabe o mês que esta, cheio de orgulho, agradeçe de coração a sua celebração do dia do amigo. (edição Amigos e Anjos)
Manaus, alem de sua tradição e costume de um povo sem tanta influência externa, tem história pra contar e mostrar. Valeu a matéria, que me deixou mais curioso ainda.
TEM MAIS ???
Beijo

Vanuza Pantaleão disse...

O famoso ciclo da borracha, famoso e triste, apesar do suntuoso teatro. A morte de Chico Mendes e a impunidade dos poderosos.
Amiga, não pense que quero estragar a beleza do seu ótimo poder descritivo, mas certas coisas no Brasil - no resto do mundo também - me deixam engasgadas.
O estranho é que só compreendemos esses absurdos após lermos ou assistirmos filmes de diretores estrangeiros como Werner Herzog, um alemão porreta de bom que mostrou em Fitzcarraldo e mais outros filmes a exploração da Amazônia.
Deixa pra lá esse comentário, Kátia. Hoje eu não tô legal...
Deixo-te o meu carinho!!!
Adorei as fotos, mas aquele bicho-preguiça lá do parque está um encanto.

Anônimo disse...

backlink checker free seo ranking backlink service cheap backlinks