sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Então é Natal...



Hoje pela manhã, ao sair para alguns afazeres, deparei-me com dezenas (juro! não é exagero!) de funcionários da limpeza pública a cortar matos e ervas dos canteiros, a pintar de cal os postes e meios-fios, a varrer todas as ruas e avenidas... Então me pergunto: onde estiveram durante todo o ano em que nossos canteiros não receberam cuidados, nossas ruas se mantiveram sujas, nossa cidade abandonada?

Vi um senhor a doar alguns pacotes às crianças no semáforo. Onde esteve esse senhor durante o ano? Ajudou em alguma creche? Contribuiu de alguma forma para que essas crianças não estivessem, hoje, na rua?

Vi muitas pessoas a entrar e sair de lojas carregadas de embrulhos de presentes. Com certeza para presentear parentes e amigos... E durante o ano? Lembraram-se de dar um telefonema? Um abraço? Foram presentes?

Vi uma senhora (muito chique, por sinal) a comprar caixas de bombons e dizer para a funcionária que a atendia que eram para os porteiros e funcionários do seu edifício. Será que essa senhora lembra, todos os dias, de dar bom dia a esses mesmos funcionários? Será que tem um pouquinho de tempo para apenas perguntar se está tudo bem? Será?

Vi a minha cidade (Vitória - ES) conhecida nos meios literários como Cidade Presépio (toda uma história que um dia ainda contarei aqui) enfeitada para o Natal de acordo com o poder aquisitivo dos moradores dos bairros. Bairros mais humildes as praças parecem que foram enfeitadas para o carnaval (talvez tenham feito um contrato do tipo "2 X 1") com profusão de lâmpadas fluorescentes das mais diversas tonalidades, verdes, amarelas, vermelhas roxas, etc. Nos postes, Papais Noéis estilizados parecendo Saci Pererê (uma só perna). Porém nos bairros de classe alta, há árvores envolvidas em luz, lágrimas luminosas a cair de seus galhos... Natal da igualdade... Será?

Por isso e mais uma porção de coisas esse ano não vou deixar nenhuma mensagem de Natal.

Mas encontrei resposta para algumas perguntas... as pessoas ainda mudam no Natal! Quiçá um dia chegará que viveremos como se fosse Natal todos os dias do ano, pois cada dia a mais é uma dádiva de Deus.

Então... é Natal!

(Sim, a foto não tem nada a ver com Natal, mas tem a ver com amizade, com esperança, com certeza de que ainda temos muito caminho pela frente... não porque é Natal, mas porque ainda acredito que o mais importante e a quantidade de amor no coração)

4 comentários:

Dauri Batisti disse...

Pensar o presente, pensar a atualidade, nos colocar em questão, para que a vida seja melhor. Eis o que você nos propõe. Que bom!

Feliz todo dia!

beijo.

Cecília disse...

Passando para desejar um
Feliz Natal! Que 2012 se repleto de muta paz, prosperidade, amor, saúde, conquistas...

Beijinhos

Poeta Mauro Rocha disse...

"Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz."

Autor desconhecido


E lhe desejo Um Feliz Natal!!

Vanuza Pantaleão disse...

Essa é a minha amiga, Katinha!
As pessoas, mesmo sendo solícitas e "boas" apenas numa só data, ou seja, no Natal, mesmo assim, dá-nos a sensação de que, talvez, quem sabe, algo possa mudar. É, quem sabe, amiga? Quem sabe?

Kátia, que o teu Natal tenha transcorrido naquele ambiente de alegria e paz familiar que todos almejamos e que 2012 chegue para você carregadinho de doces surpresas.
Saúde, amiga! Te adorooooooo!!!!