quinta-feira, 30 de outubro de 2014

AEROPORTO DO AÉCIO VERSUS AEROPORTOS DE LULA E DILMA



Com o título de INVESTIGAÇÃO URGENTE  o PT, através da sua página no Facebook diz que alguns de seus Deputados entraram com pedido de CPMI para investigar o aeroporto da discórdia!

Aí está! Concordo!

Mas acho que primeiro o foco da investigação deveria ser um aeroporto um pouco maior e não esse chinfrim... Sugiro o Aeroporto Eurico Salles, em Vitória - ES (portanto capital de um Estado do Brasil) que teve suas obras alardeadas em 2004 e um ano depois teve suas obras paralisadas por "problemas burocráticos", suspeitas de desvio de dinheiro e falhas na elaboração dos projetos.

Obras em 2014
O Módulo Operacional Provisório (conhecido como "Puxadinho") que inclui novas salas de embarque e desembarque, está em funcionamento desde agosto de 2011. O resto - ampliação do novo pátio, saguão, torre de controle e nova fachada - segue com previsão de entrega até 2015, oito anos depois da data prometida pelo governo federal.

2014
O número de usuários cresce em um ritmo desproporcional ao desenvolvimento das obras do terminal. Enquanto de janeiro a setembro de 2011 mais de 2,3 milhões de pessoas passaram pelo terminal, em 2012 o número já era superior a 2,7 milhões. Um crescimento aproximado de 15,5%. Para piorar, pairam no ar suspeitas de desvios de verba pública e sobrepreço nos materiais comprados para a obra, que as empreiteiras contratadas para realizar o serviço ainda não explicaram ao Tribunal de Contas (TCU).

Dez-2013

Em 2008, depois de ser embargada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por supostos desvios de verba pública e sobrepreço nos materiais, a obra parou e as empreiteiras contratadas para realizar o serviço tiveram o contrato rescindido pela Infraero. Segundo a estatal que administra o aeroporto, no início de 2010, o TCU realizou uma fiscalização nas obras e não encontrou qualquer nova irregularidade. 

Em junho de 2012, o consórcio formado por Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Estacon assinou um acordo preliminar para que a complementação e atualização dos projetos fossem retomadas em 130 dias. O Tribunal de Contas, por sua vez, solicitou das partes envolvidas mais informações. O processo ainda está tramitando no órgão e, caso seja aprovado, uma nova licitação não será necessária. Também ficou pendente a entrega do projeto executivo das pistas e do pátio de aeronaves, que seria feito pelo Exército. Caso a instituição não faça este trabalho, uma nova licitação será aberta.

Em abril de 2012, o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Vitória, Altemar Lopes de Souza, confirmou, em entrevista à rádio CBN Vitória, que as obras ficariam prontas em 2015. Além de prometer encerrar os trabalhos no canteiro, ele anunciou uma série de melhorias, como a conclusão do projeto de ampliação do novo pátio, o ínicio das obras da nova torre do Corpo de Bombeiros e no saguão, além da construção da nova Torre de Controle e Grupamento de Navegação Aérea. A empresa esperava ainda terminar em 2013 a nova fachada.

Assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a atual comandante do país, Dilma Rousseff (PT), prometeu concluir as obras do Aeroporto de Vitória. A previsão de conclusão em 2012 era para o ano de 2013, já com a capacidade ampliada para 5,3 milhões de passageiros, movimento esperado para 2020. No novo aeroporto o estacionamento contará com 1,5 mil vagas, ainda de acordo com as modificações do projeto executivo. Paralisadas em julho de 2008, a retomada das obras precisavam do encontro das contas para que a equalização dos valores fosse alcançada.

Agora fala-se em novo Edital, nova Licitação, tudo novo de novo... menos o Aeroporto...

De concreto temos:

- Bilhões desviados
- Obras inacabadas
- Alagamento (dentro e fora) quando chove
- Salas incompatíveis com o movimento
- Vergonha dos capixabas!

Vamos investigar! Concordo plenamente!

(Dados e fotos retirados de matérias do Jornal A Gazeta)

2 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

Xiii, e a guerra continua!
Katinha, vou voltar depois pra ler mais essa que só você sabe esclarecer para nós. O post anterior também me chamou muito atenção. Volto!
Amiga, gostoso fim de semana!Bjsss

Vanuza Pantaleão disse...

Tive uma idéia:
Junta toda essa corja de corruptos, bota todos eles nessas porcarias de aeroportos e os despachemos para o espaço. Sim, porque não devemos mais poluir o planeta com essa sujeira toda.
Dá nojo, né?
Bem fundamentada a sua denúncia, Kátia. Valeu!Bjssss