terça-feira, 19 de janeiro de 2016

MUDANÇAS (OU LEGAL COMIGO, LEGAL CONTIGO)




Passei muito tempo da minha vida pensando que não aprovava, embora não falasse, algumas atitudes das pessoas em relação às outras pessoas, relacionamentos, amores, amizades.
Achava que não queria perto de mim pessoas que descartavam pessoas. Tipo assim: você fica na minha vida enquanto for conveniente para mim, depois, bye-bye...
Achava que fazia minha parte tentando agregar todos que foram importantes em minha vida, em determinada época ou circunstância.
Não é porque um amor terminou que a pessoa deixou de ser legal, inteligente, bom papo (embora alguns amores mereçam que se ferrar em outra galáxia).
Não é porque, sendo amigos, vivemos em cidades diferentes que não podemos continuar tendo os mesmos laços de afeto, respeito, companheirismo (embora algumas amizades, mesmo na mesma cidade, tenham se apresentado como oportunistas e também mereçam ir para a mesma galáxia dos ex-amores).
Existem atitudes que independem de presença física.
E assim ia levando a vida, quebrando a cara de vez em sempre, mas achando que estava certa...
Pura ilusão!
Existem sim pessoas que merecem ser descartadas sem dó nem piedade.
Isso não quer dizer que preciso carregar comigo as mágoas, a raiva, a decepção, a tristeza que essas pessoas me trazem... não! Só não querer mais a convivência, a presença.
Tenho, na vida, pessoas por quem eu tenho uma imensa gratidão, que fizeram de mim, em determinado tempo, o ser humano mais feliz do planeta, que me trouxeram grandes alegrias... mas que passaram... como passa a chuva de verão, o vento forte, o cheiro da flor.
Pessoas que não querem permanecer em minha vida. E elas têm todo o direito de fazer essa opção.
Às vezes eu corria atrás escrevendo um e-mail, uma carta (daquelas de papel), deixando uma mensagem no facebook... mas cansei! Cansei de ser sempre a que procura, cansei de querer ter no meu círculo todos os que foram importantes, cansei de ser a que ama...
Hoje quero que me queiram a seu lado, que me procurem, que também me amem.
É claro que toda regra existe exceção. Existem aquelas pessoas que eu posso passar meses sem trocar uma palavra, mas seus lugares no meu coração e nas minhas preces permanecem intactos, pois sei que a recíproca é verdadeira.
Existem pessoas que nunca vi e que, no entanto, são mais importantes do muitas com as quais convivi toda a vida.
E eu sou grata. Sou grata às amizades verdadeiras, ao afago, ao telefonema só "para saber como estão as coisas", à presença nas minhas horas mais difíceis e ao regozijo nas minhas vitórias.
Sou grata a Deus pelos anjos que espalhou em minha vida.
Mas agora perdi totalmente a paciência com as pessoas que não me agregam (e quem quiser pode até considerar egoísmo, não tenho pretensão de ser Madre Tereza)... virei adepta à máxima "Legal comigo, legal contigo"!
Cansei de só eu ser "a legal"!
Dessas pessoas que não me agregam só quero uma coisa: distância!


(Kátia Corrêa De Carli)

0 comentários: